1º parte

 

Notas gerais sobre os Karaim*) – Ilya Ilyitch Kazas Eliyahu ben Eliyahu, 1832 – 1912

 

1. Os karaim são uma das duas seitas nas quais neste tempo estão divididos os seguidores da Lei de Moisés.

Como fundador da seita está o respeitado Anan, quem viveu em Bagdá no tempo do Califa al-Mansur em meados do século oitavo século de acordo com a data cristã. Mas podemos supor que esta seita existiu até mesmo antes de Anan, e nunca se separou dos demais judeus, assim como por volta do tempo do início da data cristã existiram dentro da Sociedade Judaica várias seitas semelhantes como os Fariseus, Saduceus e Essênios.  E somente graças à Anan, os Karaim começaram a existir como uma entidade religiosa separada e independente.

A palavra Karaim é derivada do verbo Kara – Ler, a palavra Karai significa leitor, uma pessoa que em questão de fé apoia a própria opinião do que lê nas Escrituras, que ele reconhece a Lei Escrita como única autoridade, isto difere os karaim dos talmudistas, que além da Lei Escrita consideram como autoridade sua lei oral, tradições orais e interpretações orais baseadas em sua compreensão da revelação divina e quem identificam esta lei oral como igual aos cinco livros de Moisés.

Estas tradições e interpretações orais são consideradas pelos talmudistas como de necessidade absoluta, porque sem elas, de acordo com os talmudistas, as leis da Torah seriam confusas e incompreensíveis para a razão humana comum.

Os karaim discordam deste argumento fundamental. Se um karaim concordar com esta afirmação dos talmudistas, eles concordariam realmente com o fato de que a Escritura Sagrada não é completa, e que Deus não foi capaz de expressar Suas ideias na escrita, para não precisar de nenhum comentário.

 

*) Este artigo foi escrito por um escritor caraíta popular e reconhecido que quis (originalmente) permanecer anônimo.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode