3º parte

 

Notas gerais sobre os Karaim Ilya Ilyitch Kazas Eliyahu ben Eliyahu, 1832 – 1912

Se eu quiser salientar algo das diferenças entre o ensinamento dos karaim e dos talmudistas, eu devo enfatizar que estas não são as principais diferenças de fé, estas são as mesmas para os karaim assim como para os talmudistas, exceto o dogma da origem divina da tão chamada lei oral.

Estes princípios são:

Crença em um Deus, Criador do universo, fé na revelação a Moisés e aos outros profetas bíblicos, crença na providência de Deus e crença na justiça do julgamento de Deus, a imortalidade da alma, a ressurreição dos mortos e crença na vinda futura do messias.

Podemos encontrar diferenças somente em regulamentos relacionados com a vida real, cerimônias religiosas, observação de feriados, etc. A observância do Shabbat é comprometedora tanto para os karaim quanto para os talmudistas.

Este dia é m dia de descanso não apenas para os humanos, mas para os animais também; todo trabalho é proibido, não apenas o trabalho duro, mas até mesmo o trabalho leve que não necessita esforço físico. Neste caso, os regulamentos escritos pelos casuístas caraítas, assim como para os casuístas talmudistas, vão ao incrível, quando não absurdo.

Dos trabalhos, são permitidos somente aqueles que são absolutamente necessários semelhantes à adaptação da cama antes de dormir, preparação da mesa antes da refeição.  Mas a comida deve ser preparada antes do Shabbat, i.e., na Sexta-Feira.

Quem sabe, talvez fosse ideia de intérpretes perfeccionistas proibirem até mesmo comer durante o Shabbat, mas felizmente, Moisés disse aos Israelitas, que lhe perguntaram no Shabbat o que fazer com o maná que restaria após a Sexta-feira que eles poderiam comer o maná. A partir do verso 16:25 do Segundo livro de Moisés pode ser derivada a permissão de comer no Shabbat.

Também é proibido viajar durante o Shabbat, não apenas nos animais os quais também têm que descansar, mas também por caminhar de cidade a cidade, de aldeia a aldeia, simplesmente atrás do lugar da residência. Caminhar ao redor da cidade é permitido somente em caso onde é absolutamente necessário visitar uma casa de oração ou casa onde alguém ensina a palavra de Deus.

A base desta proibição está novamente na Lei, nas palavras de Moisés no verso 16:29 no Segundo Livro de Moisés.

Deus o comandou no tempo da peregrinação no deserto[1], os israelitas proibiram sair das cabanas no Sábado e recolher o maná, porque nesse dia o maná não caiu. Com base nas palavras do profeta Jeremias nos versos 17:21 e 22, também é proibido carregar pesos na rua.



[1] Nota do tradutor: Literalmente: “no tempo da andança no deserto”.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode