9º parte

 

Notas gerais sobre os Karaim Ilya Ilyitch Kazas Eliyahu ben Eliyahu, 1832 – 1912
 
O dia da festa Omer, significa o dia quando os feixes da primeira colheita foram trazidos ao Templo, tão bem como a festa das Semanas, quando os primeiros frutos foram levados ao Templo; de acordo com a Lei de Moisés não estão ligados com a data exata, porque estas festas são festivais estritamente agrícolas, e as celebrações dependem do tempo.
 
A Festa das Semanas (Shavuot) é celebrada 50 dias depois do Omer. Sendo que na Palestina cai a primeira colheita e, a oferta dos primeiros feixes, próximo ao tempo dos Pães sem Fermento, os karaim acrescentam, assim como os talmudistas, estes eventos a esta festa.
 
Em matéria da oferta dos feixes, há desacordo entre os escolares caraítas e os escolares dos talmudistas.
 
Moisés nos disse: E ele deverá mover o feixe diante de YHWH, para ser por você aceito; na manhã depois do Shabbat o sacerdote o moverá.
 
Qual dia de descanso (Shabbat) tinha Moisés em mente?
 
Os talmudistas identificam como um dia de descanso (Shabbat) o primeiro dia da Festa dos Pães sem fermento, pelo contrário, os karaim identificam como o Shabbat que cai na Festa dos Pães não Fermentados, a Festa das Semanas, a qual é derivada da oferta dos feixes da primeira colheita, é celebrada pelos talmudistas no sexto dia de Sivan, enquanto que os Karaim costumam celebrar esta festa no Domingo, especialmente o Sábado após o sétimo Sábado a partir do Sábado que cai na Festa dos Pães sem Fermento.
 
O princípio caraíta de interpretação livre da Escritura habilita-me (I.I. Kazas) a dizer que neste tópico os karaim estão errados, assim como os talmudistas.
 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode